O que fazer no Rio de Janeiro: 5 dicas CLÁSSICAS que você PRECISA ver
O que fazer no Rio de Janeiro: 5 dicas CLÁSSICAS que você PRECISA ver

O que fazer no Rio de Janeiro: 5 dicas CLÁSSICAS que você PRECISA ver

Olá, viajante! Como vai?

Já ouviu falar dos famosos “Bondinho do Pão de Açúcar”, “Cristo Redentor” e até do “Morro da Urca”? Super conhecidos pelas lindas vistas, esses locais têm uma enorme importância ambiental para a cidade do Rio de Janeiro, sabia? Eles são apenas três das 5 áreas que vamos te mostrar neste post, sobre “O que fazer no Rio de Janeiro”!

Vamos te mostrar os principais pontos turísticos para chegar até a região central da cidade! Fique até o final do post para saber de todos os detalhes, como preços, horários de visitação e até de ações de conservação que os locais têm! E o mais legal de tudo isso: vamos te mostrar uma verdadeira imersão de cultura: desde os principais passeios, até aos pratos típicos locais, para ficar por dentro de toda a cultura e ecoturismo!

O que fazer no Rio de Janeiro

Parque Nacional Serra da Bocaina

Parque Serra da Bocaina. Foto pelo ICMBio

Para quem viaja até o Rio de Janeiro passando por São Paulo, irá se deparar com uma linda paisagem de morros com uma vegetação conservada. É o Parque Nacional da Serra da Bocaina! Vale a pena programar uma viagem única para o local, visto que oferece inúmeros atrativos, mas para quem quiser fazer uma pausa antes de chegar ao Rio, também vale a pena para aproveitar o combustível! É um destino recomendado para os amantes de natureza, grandes trilhas e cachoeiras!

Localizado na Serra do Mar, entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, recomenda-se que o melhor momento para visitar a região é de maio a agosto, quando chove menos, mas é mais frio. Em épocas de altas temporadas e feriados prolongados no litoral, a região é muito procurada por turistas.

Como chegar?

As principais atrações na área serrana são acessíveis através de São José do Barreiro, no Vale do Paraíba, e também por Cunha. O horário de funcionamento da portaria é das 6h às 18h, mas o acesso é permitido até as 16h (ou 17h no horário de verão), sendo recomendado chegar até as 15h para a travessia do Caminho de Mambucaba.

Parque Serra da Bocaina. Foto pelo ICMBio da Pedra da Macela (acesso por Cunha)

Já as atrações do litoral estão próximas de Paraty. Lá, você poderá visitar gratuitamente por conta própria, ou contratando guias de agências, lindas piscinas naturais e até as praias do “Meio” e da “Caixa D’Aço”.

Parque da Tijuca

O que fazer no Rio de Janeiro: Parque Tijuca

Sim viajante, toda a vegetação ao redor do Cristo não é por acaso. Lá está o Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores Unidade de Conservação do país e que proporciona a linda vista para quem visita o Cristo, além de inúmeras outras opções de passeios. Os atrativos estão distribuídos por setores, e os preços variam de acordo com o transporte ou agência que contratam.

Para você ter uma ideia, os passeios podem estar no “Setor Serra da Carioca”, “Setor Floresta” ou no “Setor Pedra Bonita e Gávea”! Olha só as dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro e as atrações que fazem parte deste Parque importante para o Rio:

  • Visitas ao Corcovado e Parque Laje
Parque Laje no Rio
  • Pedra Bonita e Pedra da Gávea
Vista da Pedra Bonita: passeio pode incluir a da Gávea!
  • Mirantes
Mirante dona Marta: caminho pode incluir paradas em outros mirantes, como o da Vista Chinesa

Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e Urca

Bondinho pão de açúcar

Este já é uma outra categoria de área protegida, mas que nem todos os visitantes sabem! O Monumento foi criado justamente para conservar a sua beleza cênica que é única da região, além de preservar toda a vegetação do seu entorno!

É considerado um dos maiores ícones da cidade, ao lado da estátua do Cristo Redentor. Além disso, oferece como atração adicional o passeio de teleférico, conectando a Praia Vermelha, o Morro da Urca e o Morro do Pão de Açúcar.

Os preços variam de 150,00 até 300,00, dependendo da opção de passeio que escolher. Os visitantes podem pagar meia entrada. Para mais informações, clique aqui!

Penhasco Dois Irmãos

Já ouviu alguém falar sobre lindos mirantes no bairro do Leblon, viajante?

Passeios gratuitos no RJ

Pois bem, este lugar fica no Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos! É uma área conservada e mantida pela prefeitura, e conta com trilhas e contemplações da natureza!

No total, há 4 mirantes na Pedra da Gávea, proporcionando vistas das praias do Leblon e Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Arpoador, o bairro do Jardim Botânico e o Cristo Redentor. Com entrada gratuita, toda a área pode ser acessada de carro, sem a necessidade de trilhas.

Copacabana e Arpoador

Sim, viajante, até estes pontos clássicos para descobrir o que fazer no Rio de Janeiro têm sua importância ambiental!

O que fazer no Rio de Janeiro
Arpoador, por Fabio Jardelino

Não apenas como conhecidos para ver um lindo pôr do sol, a área é uma APA (categoria de Unidade de Conservação) pela prefeitura, em que toda esta vegetação e ambiente costeiro são protegidos por lei! É uma categoria que permite diversos tipos de uso público, como a visitação nas praias ao redor e até para quem quer relaxar no Arpoador!

Além desta APA, uma outra muito importante que nem mesmo os cariocas conhecem, é a APA da Orla Marítima! Ponto muito recomendado para quem busca saber sobre o que fazer no Rio de Janeiro.

Barra da Tijuca

Não é por acaso que as lindas praias da Barra da Tijuca, Ipanema e muitas outras possúem esta área de restinga conservadas! E ela dá uma impressão de que a paisagem da praia é conservada e mais natural, não?

E agora, vamos te dar dicas além dos clássicos de o que fazer no Rio de Janeiro! Vamos te mostrar os principais pratos típicos consumidos em vários locais no Rio de Janeiro. A itneção é essa: que você curta todas essas belezas e depois, vá aproveitar essas delícias da cultura local.

1- Feijão preto

Feijão preto no Rio de Janeiro

Diferente do que muitos pensam, o feijão preto é mais consumido no Rio do que o feijão carioca (aquele de cor marrom). Você pode encontrar no Casa da Feijoada, Bar do Mineiro, Academia da Cachaça e Bar do Momo.

2- Gurjão

Gurjão

Não se assuste com o nome! Gurjão é a mesma coisa que iscas, podendo ser de peixe ou frango! Muito encontrada e consumidas em bares e butecos, como o Bar do Gurjão e no BrewTeco!

3- Sucos e doces com Ameixa-da-mata

Fruta típica do Rio de Janeiro: Eugenia candolleana

Pouco conhecida até por quem vive na região sudeste, este frutinho é típico da região da Mata Atlântica e pode ser consumido em sucos e doces! No Rio de Janeiro, você poderá encontrar em feiras locais, como a Feira Orgânica do Parque das Rosas, a da Glória e a do Bairro Peixoto, ou até com redes de produtores, como o @ajuntalocal!

Conclusões

Agora que você conhece os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o icônico Bondinho do Pão de Açúcar, o majestoso Cristo Redentor e as deslumbrantes vistas do Morro da Urca, é fundamental entender a importância do ecoturismo antes de visitá-los. Além de desfrutar dessas belezas naturais, é essencial valorizar e preservar esses ambientes protegidos que abrigam uma rica biodiversidade.

Aproveite para explorar os saberes locais, experimentar pratos típicos como o feijão preto e o gurjão, e mergulhar na cultura carioca. Com essas informações, sua viagem será mais enriquecedora e consciente, contribuindo para a conservação e valorização da nossa herança natural e cultural. Compartilhe essas dicas e inspire mais pessoas a descobrirem a importância de um turismo sustentável no Rio de Janeiro!

Deixe aqui nos comentários a sua experiência, viajante!

Até a próxima, viajante!

Compartilhar
0 0 votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
0 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários