Olá, viajante! Como vai?
No post de hoje vamos te dar 7 dicas sobre o que fazer em Campinas! Muito conhecida pela sua grandiosidade e por ser a segunda cidade mais populosa do Estado de São Paulo, Campinas oferece passeios pouco conhecidos e que podem proporcionar uma experiência incrível ao visitá-la. Então fique até o final do post para ver mais sobre o que fazer em Campinas de graça!
Localizada a 94,7 km da capital paulista, Campinas oferece passeios para todos os gostos. Para aqueles que preferem shoppings centeres, a cidade oferece ao menos 09 bem conhecidos; conta com duas Universidades bem conhecidas (Unicamp e PUC) e oferece uma rica história e cultura, com atrações como a Catedral Metropolitana, construída em estilo barroco no século XIX, e a Basílica Nossa Senhora do Carmo, que se destaca pelo estilo neoclássico.
No cenário cultural, o Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) e o Centro de Convivência Cultural oferecem exposições e espetáculos, enquanto a Casa de Vidro, projetada por Paulo Mendes da Rocha, abriga eventos e mostras artísticas. Esses locais fazem de Campinas um destino vibrante e acessível para quem busca arte e espiritualidade.
No entanto, um lado ainda pouco conhecido da cidade é o de desbravar a natureza e cantos com biodiversidade que ela oferece. Por isso, o nosso post sobre “o que fazer em Campinas”, vai ser voltado para enfatizar a riqueza, importância e diversidade de passeios gratuitos que Campinas têm!
Esta é a melhor dica sobre o que fazer em Campinas! Localizada no bairro Real Parque, esta área é ambientalmente protegida por lei, ou seja, é uma Unidade de Conservação! Declarada pelo Governo Federal como Área de Relevante Interesse Ecológico, através do decreto 91.885/85, a Mata é administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira, uma autarquia própria da Prefeitura Municipal de Campinas.
Por ser uma Unidade de Conservação, os gestores prezam muito pela manutenção da biodiversidade local, estimulando o mínimo impacto. Por conta disso, apenas algumas trilhas podem ser visitadas gratuitamente e por conta própria ou guiada. São elas a trilha do Laguinho da Sanã, Trilha do Jatobá, Trilha do Folclore e Borboletário. Além delas, bem ao lado da sede, você poderá visitar um lindo viveiro de mudas de espécies nativas, onde as plantas são alocadas para uma preparação para plantio em praças ou áreas degradadas.
A visita para saber mais sobre a biodiversidade de umas das regiões que mais sofre com a pressão imobiliária, vale a pena! Olha só alguns indivíduos da fauna que já passaram pela Mata:
Agora, se optar por visitar a Trilha dos Canxins ou trilha Central, onde já foram vistas onças-pardas e cachorros-do-mato, ou até para fazer a Trilha das Grandes Árvores e a Trilha do Contorno da Mata, entre em contato com o @anaturezaguiada para agendar a sua visita! Os valores por pessoa são de R$20,00 e em dias de eventos para crianças, aquelas que têm até 07 anos não pagam!
Para visitar a Mata, entre no site da Fundação e agende a sua visita, de segunda – sábado, das 08:00 às 17:00!
Outra dica de passeio ao ar livre em Campinas, é visitar o Bosque dos Jequitibás. Este é um parque urbano, que contém animais resgatados de situações de risco e são tratados e demonstrados como enriquecimento urbano. Ele fica localizado na Rua Coronel Quirino, no bairro Bosque.
Dentro do Bosque fica o Museu de História Natural, que funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 13h, o Aquário Municipal, o Teatro Infantil Carlos Maia, um Mini Zoológico, entre outros atrativos. Para mais informações, veja aqui!
A entrada do Bosque e Museus é gratuíta! Uma dica: visite também durante os dias que tiverem exposição do “Bosque Interativo”! Neste dia, há exposição e barraquinhas com animais vivos, informações sobre cuidados e manejo que são feitos pela equipe do Bosque! O contato direto é um meio de grande estímulo para captar a atenção dos visitantes.
E pode ficar tranquilo: todo o evento é preparado para causar o menor impacto possível dos animais ali presentes. Tanto que os profissionais envolvidos têm o controle direto sobre os animais.
Esta é uma outra dica sobre o que fazer em Campinas de modo acessível! Localizado na Rua Dr. Alcídes Carvalho, no bairro Chapadão, este lugar tem entrada gratuita e é recomendado para contemplação da natureza, piqueniques e até caminhadas!
No local, existia uma exploração de granito, mas que foi fechada e redirecionada para ações de aproveitamento do espaço público. O Parque fica aberto das 06:00 às 21:00 todos os dias.
Esta dica de passeio gratuito ao ar livre em Campinas é super bacana tanto para estudantes, quanto para o público geral! Visite tanto a Praça da Paz, dentro da própria Unicamp e aproveite para conhecer o Parque Ecológico Prof. Hermógenes de Freitas Leitão, um espaço agradável com a presença de um lago! O Parque Ecológico fica aberto das 06:00 às 20:00, enquanto a Praça fica aberta 24 horas!
A região de Joaquim Egídio é super bacana para conhecer e desbravar trilhas e cafés/restaurentes deliciosos! A nossa dica é explorar a região que abrange a APA de Joaquim Egídio, uma importante categoria de Unidade de Conservação que permite o uso público com a conservação dos recursos naturais. Por conta disso e de sua história, a área ainda mantém muitos traços de região mais interiorana!
A nossa dica para aproveitar ainda mais a região é curtir o pôr-do-sol no Parque Pico das Cabras, no caminho para o Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, Estrada do Capricórnio – Serra das Cabras Distrito de, Campinas. A estrada para chegar lá é de terra e no local não há vagas para estacionamento. Recomenda-se chegar antes das 16 para pegar um bom espaço e não voltar totalmente no escuro.
Aqui a dica é para quem curte caminhada, ou observar o pôr-do-sol sobre as montanhas! Localizada em frente ao condomínio San Corado, a avenida é uma ótima parada para apreciar a vista da região! É calma e conta com lugar para estacionar o carro e até levar o seu bom drink (lembrando que se beber, não dirija)!
E não poderíamos deixar de falar de um dos pontos mais visitados da cidade: a Lagoa do Taquaral! Super visitada para quem curte fazer caminhadas, a Lagoa tem a sua importância por aproximar o público de um ambiente verde (mesmo que seja considerada uma natureza urbana).
Ela é uma das opções sobre o que fazer em Campinas justamente por ser de fácil acesso, conta com acessibilidade, espaço para as crianças brincarem e até uma réplica de caravela para os visitantes entrarem gratuitamente! Vale destacar que ainda existem passeios de pedalinhos na própria Lagoa, mas que não é permitida a entrada para banho.
Vale a pena visitar com um olhar diferenciado também, ao notar a existência de um meliponário instalado pela Mata de Santa Genebra, bem próximo a um local de reflorestamento, e ainda aproveitar a ida e visitar o Planetário “Professor Romildo Povoa Faria”. Para mais informações sobre horários e preços, ligue para 32522598 ou mande um e-mail para cultura.planetario@campinas.sp.gov.br.
Assim que for procurar sobre o que fazer em Campinas, lembre-se que existem diversas opções que aproximem o meio natural do cultural e social! Faça questão de conhecer esssas preciosidades da cidade, e deixe nos comentários sobre o que mais gostou de conhecer!
Já conhecia todas essas dicas sobre o que fazer em Campinas? Ainda mais que a maioria dos passeios ocorre de forma gratuita?
Até a próxima, viajante!
Descubra 5 trilhas em Campinas incríveis para conhecer na Mata de Santa Genebra. Veja os…
Veja aqui dicas GRATUITAS e lindas sobre o que fazer na França no verão! Passeios…
Veja aqui dicas gratuitas sobre o que fazer no Mont Rushmore e no Custer State…
Veja dicas BARATAS sobre passeios nos EUA que você já deve ter ouvido falar! Dicas…
Vamos te mostrar dicas de pontos IMPERDÍVEIS para conhecer no Grand Canyon, os horários, preços…
Conheça mais sobre os melhores passeios no interior de São Paulo para fazer GASTANDO POUCO…
This website uses cookies.