Olá, viajante! Como vai?
A cidade de Aparecida é muito procurada pela visitação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora, o maior santuário mariano do mundo, você sabia? Neste post vamos te mostrar com detalhes o que fazer em Aparecida : 3 dicas, como os horários das missas e ainda, opções de passeios além do Santuário!
Muitos religiosos se programam para ir à cidade durante o feriado do dia 12 de outubro, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. A cidade oferece aos visitantes mais de sete missas, procissão e show de fogos como parte das atividades no dia festivo na Casa da Mãe. Mas outros visitantes aproveitam o caminho até as praias do litoral norte de São Paulo, ou até mesmo a ida para o Rio de Janeiro, para conhecerem a região!
Inclusive, se quiser ler sobre as nossas dicas sobre o litoral de São Paulo, clique aqui para ir até o nosso post e ver o vídeo que fizemos!
O que fazer em Aparecida : 3 dicas – missas
Confira os horários das principais celebrações:
-Diferentes celebrações no Santuário ocorrem às 5 horas, 7 horas, 9 horas, 12 horas, 14 horas, 16 horas e 20 horas.
-Já a Missa Solene, a principal celebração do dia, será presidida pelo Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, e possui previsão de ocorrer às 9 horas, no Altar Central do Santuário.
-Além disso, o evento conta com uma tradicional Missa das Crianças, em comemoração ao Dia das Crianças, e costuma ser agendada para o mesmo local às 12 horas.
-A Festa se encerra após a Missa de Encerramento, às 20h, na Basílica Nova.
O que fazer em Aparecida : 3 dicas – memoriais e museu
Além das celebrações, os visitantes visitam o Memorial da Devoção, museu que conta a história de Nossa Senhora Aparecida e do próprio santuário. Os horários e os preços são:
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta das 9h às 17h
Sábado das 8h às 19h
Domingo das 7h às 18h
INGRESSOS
Integral: R$48
Desconto de 50%: Idosos, estudantes e portadores de necessidades especiais.
Outro museu que pode ser visitado é o Museu de Cera, que exibe figuras de cera representando religiosos e personalidades históricas. Suas informações de preços e horários estão aqui.
3 dicas clássicas para fazer em Aparecida: mirante e apreciação
Uma super novidade é a estátua da Nossa Senhora da Aparecida com 50 metros de altura. Está localizada a 3 km do Santuário Nacional. Com seus 50 metros de altura, a estátua se torna um ponto de referência icônico na região, convidando os fiéis a contemplarem sua beleza e a encontrarem conforto em sua presença imponente. Para muitos, ela é um símbolo de esperança, proteção e fé inabalável.
Já em relação aos atrativos ao ar livre, podemos destacar:
- Teleférico de Aparecida: Onde pode obter uma vista panorâmica do santuário e da cidade. É uma maneira única de apreciar a paisagem local. Para saber mais sobre os preços, clique aqui.
2. Feira Livre e Lojas de Artesanato: Aparecida conta com uma feira livre onde você pode comprar lembranças, artesanato religioso e produtos locais.
Conclusão:
Conclusão
Aparecida é um destino que vai além do turismo religioso, oferecendo uma variedade de experiências para seus visitantes. Além das celebrações no Santuário Nacional de Nossa Senhora, com missas em diversos horários e eventos especiais durante o feriado de 12 de outubro, a cidade convida a explorar seus memoriais e museus, como o Memorial da Devoção e o Museu de Cera.
A imponente estátua de Nossa Senhora Aparecida e o teleférico, que oferece vistas panorâmicas, são atrações imperdíveis. Para completar a visita, a feira livre e as lojas de artesanato proporcionam um mergulho na cultura local. Aproveitar a gastronomia regional é essencial para uma experiência completa. Em Aparecida, cada detalhe reflete a fé, a história e a rica cultura desta cidade encantadora.
E para quem pretende almoçar e aproveitar da gastronomia da cidade, confira o nosso post sobre onde comer em Aparecida do Norte!
Para ver outras opções de passeios, tanto no Brasil quanto no exterior, clique sobre as palavras em laranja.
Não se esqueça de deixar um comentário sobre qual destino quer saber mais!
Até a próxima, viajante!
Muito interessante 👏