Destinos no Norte

O que comer em Manaus: 8 SUPER dicas

Olá, viajante! Como vai?

Esse post é um daqueles que dá água na boca e te dá mais vontade de ir viajar hein! Vamos te mostrar 8 dicas sobre O QUE COMER EM MANAUS, com as experiências vividas em julho de 2025! Ou seja: são dicas reais!

Então fique até o final e compartilhe com todo mundo!

O que comer em Manaus: pratos típicos

Manaus é um verdadeiro convite para explorar a culinária amazônica em toda a sua diversidade de sabores, aromas e tradições. Entre peixes de água doce como tambaqui, pirarucu e jaraqui, bebidas e preparos de origem indígena, frutas nativas e receitas que atravessam gerações, a cidade revela uma gastronomia única no mundo, marcada pela conexão com os rios, a floresta e os saberes ancestrais.

Neste post, você vai descobrir o que comer em Manaus, dos pratos mais tradicionais aos restaurantes que valorizam ingredientes locais, para viver uma experiência intensa e autêntica a cada mordida.

Tambaqui de banda

Esse talvez seja o peixe que você irá encontrar mais pela cidade! E vale muito a pena provar! É a nossa parada obrigatória sobre o que comer em Manaus!

Tambaqui de banda

O tambaqui é um dos peixes mais tradicionais da Amazônia — carne saborosa, textura marcante e super usada na culinária local. A versão “tambaqui de banda” (costela/peça grande assada na brasa) é típica em almoços e jantares de fim de semana, especialmente em restaurantes centrais ou próximos do rio. Vale provar acompanhado de farofa de mandioca (farinha de Uarini), vinagrete, limão e arroz — combinação clássica que realça o sabor do peixe.

A nossa dica de onde comer em Manaus, exclusivamente desse prato é o Restaurante “Tambaqui de Banda”, bem ao lado do Teatro Amazonas! A vista é linda e a comida é maravilhosa!

Biatüwi – Casa de Comida Indígena (e bebidas fermentadas / formiga / culinária ancestral)

Esse é um restaurante imperdível e valioso quanto sobre o que comer em Manaus!

Bebidas fermentadas de mandioca, açaí e muito mais (com porção de formiga)

Biatüwi é a primeira casa de comida indígena da cidade — mais do que restaurante, uma experiência de imersão na cultura indígena amazônica. No cardápio, você irá encontrar: pratos ancestrais com peixes amazônicos, tucupi, pimenta defumada, acompanhamentos tradicionais como beiju, farinha, bebidas fermentadas e até formigas comestíveis — ingredientes usados por povos indígenas das etnias Tukano e Sateré-Mawé.

A proposta do local também valoriza a cultura, a história e o vínculo com a floresta — ideal pra quem quer entender a Amazônia além do óbvio. Nós recomendamos provar a farofa com formigas (ou a porção apenas dos animais) e principalmente as bebidas alcoólicas fermentadas, que os próprios indígenas tomam!

Vale a pena cada preço que se paga por lá. É necessário fazer reserva prévia (por contato com o restaurante) e o atendimento é ótimo!

Recomendamos provar o matrinxã, que serve tranquilamente 2 pessoas! Mais uma dica de peixe sobre o que comer em Manaus!

X‑Caboquinho

Essa dica de onde comer em Manaus também talvez seja uma das mais tradicionais!

É um sanduíche típico de Manaus feito com pão francês, tucumã, banana-pacovã frita, queijo coalho e manteiga.

X-caboquinho

Muito consumido no café da manhã ou lanche, o x-caboquinho foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade.

Representa bem a mistura entre ingredientes amazônicos (frutas da floresta, mandioca) e traços da cultura urbana (o pão francês) — um jeito leve e delicioso de começar o dia em Manaus.

Nós recomendamos provar em um domingo, assim que for visitar a  Feira de Artesanato da Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, que acontece das 7h às 14h. É uma ótima opção tanto para buscar presentes, quanto para provas comidas típicas de Manaus!

Tacacá

Outra grande estrela da culinária manauara é o tacacá. Por mais que seja muito associado ao Pará, em Manaus você também poderá encontrar!

Tacacá é uma sopa tradicional amazônica feita com tucupi (caldo da mandioca brava), jambu (erva amazônica que causa leve formigamento na boca), goma de tapioca e camarão seco.

Tacacá da Gisela

Costuma ser servida em cuias, nas ruas, mercados ou pequenas barracas — ideal para experimentar algo bem regional com clima local.

O sabor é intenso: levemente ácido, herbal, com textura diferente e perfume da floresta — um clássico obrigatório da culinária de Manaus.

Recomendaria a pegar uma vasilha e tomar em duas pessoas para experimentar!

Açaí (sorvete / polpa)

O açaí é uma fruta típica da região e bastante consumida no Amazonas — inclusive em Manaus.

Pode ser saboreado na polpa, como suco ou sorvete — uma opção refrescante e prática para lidar com o clima quente e úmido da cidade.

Açaí com tapioca

A recomendação é tomar uma casquinha de açaí com cupuaçú na esquina do Teatro, no Top Frozen Centro!

Caxiri – restaurante para uma experiência gastronômica refinada

O Caxiri é um restaurante charmoso, em um casarão histórico no centro de Manaus, com janelões voltados para o Teatro Amazonas — um cenário lindo para se comer bem.

Restaurante em Manaus

Lá, pratos tradicionais amazônicos ganham toque contemporâneo. No cardápio há desde peixes regionais como Pirarucu e tambaqui, até criações com matrinxã, ceviche amazônico e ingredientes da floresta.

Se quiser comer algo especial, sofisticado e com curadoria, esse é o lugar — ideal pra uma refeição mais tranquila, gostosa e memorável.

Jaraqui frito (mercadão / feiras / botecos)

Essa dica de o que comer em Manaus também é um clássico! Vá comer no Mercado Municipal esse prato, pois ele é bem servido e custa menos de R$40,00 (individual)!

Peixe Jaraqui no mercadão

O jaraqui é um peixe típico da Amazônia, muito consumido no Amazonas, e parte importante da culinária popular.

Frito até ficar bem crocante, ele costuma ser servido com farinha, limão e vinagrete — simples, saboroso e com aquele estilo de comida de feira / boteco.

Pirarucu e outros peixes amazônicos

O pirarucu — “bacalhau da Amazônia” — é um dos peixes mais valorizados da região: carne firme e sabor leve.

Prato com pirarucu: peixe carnudo

Em restaurantes como o Caxiri, ele aparece em versões refinadas (grelhado, empanado, ceviches etc), e é uma ótima pedida para quem quer conhecer sabores amazônicos com conforto.

Vale lembrar que muitos peixes da região — tambaqui, jaraqui, pirarucu — refletem a biodiversidade amazônica e fazem parte da tradição alimentar local.

São dicas sobre o que comer em Manaus que com certeza refletem a culinária típica e super local!

Gostou de todas essas dicas sobre o que comer em Manaus, viajante?

Programe todas muito bem em sua viagem para poder aproveitar todos esses gostos e sabores brasileiros!

Até a próxima, viajante!

Compartilhar

Equipe - Júlia

Recent Posts

O que fazer em Peruíbe: 6 dicas BARATAS

Melhores dicas sobre o que fazer em Peruíbe aqui!

2 semanas ago

Onde comer em Peruíbe: 8 lugares IMPERDÍVEIS!

Sabia que em Peruíbe você pode comprar o peixe e comer perto da praia na…

3 semanas ago

Parque Estadual do Itinguçu: 6 passeios em Peruíbe

Descubra os atrativos do Parque Estadual do Itinguçu, um Parque de conservação em Peruíbe!

4 semanas ago

Ecoturismo em Campinas: 5 passeios INCRÍVEIS e BARATOS

Veja aqui dicas sobre passeios de ecoturismo em Campinas! Trilhas, Unidade de Conservação, Meliponário e…

4 meses ago

Parque Foz do Iguaçu: Descubra os segredos desse paraíso natural

Parque Foz do Iguaçu é um destino imperdível, com belezas naturais únicas e atrações impressionantes…

4 meses ago

O que fazer em Ushuaia: 5 dicas para sua viagem

O que fazer em Ushuaia? Descubra atrações incríveis e atividades imperdíveis na cidade mais ao…

4 meses ago

This website uses cookies.