Olá, viajante! Como vai?
Neste post, iremos apresentar 7 destinos que você já deve ter ouvido falar e mostraremos o que eles têm em comum. Já foi até os Lençóis Maranhenses? E até Fernando de Noronha? Ou mais comum, até o litoral de SP?
Quem não gosta de viajar para novos destinos, conhecer belezas naturais, tirar uma bela foto em um ambiente com por-do-sol e até experimentar pratos típicos? Quando viajamos, queremos desfrutar de todas as experiências típicas, não?
Pergunta retórica fácil não é mesmo, viajante?
Quando planejamos uma viagem, buscamos por pontos turístios conhecidos e locais que nos agradam e tranquilizam!
Mas, sabia que muito dos lugares que procuramos para viajar possuem uma enorme importância ambiental? Acredite, muitos deles exisitem e preservam sua beleza natural pela existência de áreas ambientais protegidas.
Vamos testar alguns conhecimentos dentre estes 7 destinos!
Descubra as belezas naturais
Você conhece esse lugar:
Pois bem, se você falou Fernando de Noronha, acertou!
Fernando de Noronha
Muito frequentado por celebridades brasileiras, famoso pelo seu luxo e paisagens belíssimas, o arquipélago é formado por duas Unidades de Conservação federais: o a Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha e o famoso Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. São áreas protegidas por lei e que permitem o ecoturismo local. Sabia que por isso a região é mais cara e as visitas são controladas?
E esta aqui:
Muito conhecida também, são os chamados Lençóis Maranhenses!
Lençóis Maranhenses
Também é uma Unidade de conservação, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área regulamentada por lei para proteger a flora, a fauna e as belezas naturais existentes no local. E olha que delícia, diversos pratos locais, como a conhecida peixada, o lindo prato de camarão no abacaxi, e até a carne de sol estão presentes lá por conta da permissão de atividades de pesca e caça predatórios, criação de gado bubalino mesmo sendo uma área protegida.
E olha que nem precisamos ir tão longe…
Se vc já foi até São Paulo, deve ter visto um morro bem alto com duas torres de transmissao de sinal… Mas sabe o que é lá?
Olha que coisa: mais uma Unidade de conservação! O Parque Estadual do Jaraguá!
Esta é para quem já encarou a descida da serra para chegar às praias do litoral de São Paulo… sabe o que é e qual o nome?
É o Parque Estadual Serra do Mar. Conta com 73 trilhas, 4 ciclorotas e até excursões históricas organizadas por grupos!
Ainda no litoral, quem já experimentou comer uma deliciosa ostra fresca, com sal e limão? As mais famosas são as da região de Cananéia, sabe por quê?
Porque lá existe outra Unidade de Conservação, a Reserva Extrativista do Mandira, que faz com que além de lindas praias, o visitante possa desfrutar de frutos do mar sem peso na consciência de consumo ilegal, por lá a extração é regulamentada por lei!
Mas o blog e canal não pretendem mostrar apenas destinos nacionais… agora para dificultar um pouco… sabe onde é esse lugar incrível?
É o Parque Nacional de Yellowstone e olha que demais, também é uma área ambientalmente protegida por lei, mas lá nos Estados Unidos! Foi o primeiro parque no mundo e muitos turistas vão visitar, até para tirar foto próximos às águas termais!
E para fechar a lista de 7 destinos, veja este último, tem ideia de onde fica? Dica, ali onde estão nossos hermanos…
Isso mesmo, até na Patagônia Argentina existem Parques Ambientais protegidos! Como Lanin, Los Alerces, Perito Moreno e Los Glaciares.
Olha quanta informação em um único post já conseguimos te passar! E o melhor, muito além de só te mostrar passeios tradicionais turísticos que os locais oferecem também.
Veja o nosso vídeo também!
É com este propósito que o blog surgiu! Para mostrar que o turismo pode sim ser um meio de estimular a nossa consciência ecológica. E não de uma forma simples, como se uma vegetação devesse ser banalizada apenas como um monte de “mato”, mas principalmente, para que o viajante tenha noção da importância de onde está indo visitar!
E o melhor ainda, será estimular o conhecimento de passeios em áreas protegidas com a deliciosa experiência de desfrutar pratos típicos e que não podem faltar no seu roteiro, não é mesmo, pessoal?
Conclusão
O ecoturismo revela-se como uma poderosa ferramenta para a educação ambiental, promovendo a valorização dos saberes e das comidas típicas locais. Ao explorar destinos ambientalmente protegidos como Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses e a Serra do Mar, não se trata apenas de apreciar paisagens deslumbrantes, mas também de contribuir para a preservação dessas áreas e para o sustento das comunidades locais. Cada viagem se transforma em uma oportunidade de aprendizado sobre a importância da conservação ambiental, de degustar pratos autênticos e de entender a cultura que torna cada destino único. Continuar explorando e descobrindo de maneira responsável e consciente permite que as maravilhas do mundo sejam conhecidas e preservadas para futuras gerações.
Para saber mais sobre passeios no Brasil, clique aqui.
Para saber mais sobre outros passeios naturais no exterior, veja aqui.
Não se esqueça de deixar um comentário sobre qual destino ou Unidade de Conservação quer saber mais, além dos 7 destinos que acabou de ver!
Seja muito bem-vindo à essa aventura, e aperte os cintos, pois estamos apenas começando!
Até a próxima, viajante!