Olá, viajante! Como vai?
Neste post, vamos falar mais sobre o que é a APA da Bacia do Rio Paraíba do Sul e qual é a sua importância para a região em que está presente! E o mais legal de tudo isso, para você saber da importância antes de visitar qualquer um dos destinos que a Unidade de Conservação abrange!
Uma Área de Proteção Ambiental, ou APA, é uma categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável, criada por decretos. Por ela, é permitida a presença humana, com construções e ocupações, em conjunto com a conservação de recursos naturais. É permitido o uso consciente e controlado de recursos como madeira, venda de frutos, e até atividades turísticas com autorização prévia.
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Paraíba do Sul é uma unidade de conservação de Uso Sustentável localizada entre mais de 80 municípios, situados em São Paulo, Rio de Janeiro e até Minas Gerais. Este tipo de Uso permite que a proteção e ocupação caminhem juntas e ocupem os mesmos locais, cada um respeitando os seus limites, claro!
Esta área foi criada pelo Decreto nº 87.561 de 1982 pelo óorgão responsável por gerir algumas das Unidades de Conservação: o Instituti Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ou ICMBio.
Essa APA foi criada para preservar e conservar os recursos naturais e a biodiversidade da região, em especial o Rio Paraíba do Sul, que é um dos rios mais importantes do sudeste do Brasil. Ela desempenha um papel fundamental na proteção das nascentes e cursos d’água que fazem parte da bacia do Rio Paraíba do Sul, contribuindo para a manutenção do abastecimento de água para milhões de pessoas que vivem nas regiões vizinhas.
Além de contribuir para o abastecimento hídrico das cidades da região, o Rio possui grande importância por estimular o turismo, como por oferecer passeios de barcos e até lanchas em diversos pontos de sua extensão, como na cidade de Aparecida (clique aqui para ter mais informações sobre o passeio na cidade)!
Além de toda essa importância, a grande disponibilidade de água ainda estimula o deslocamento de pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida em cidades menores, aumentando o povoamento de municípios que eram pequenos e pouco conhecidos.
Por possuir tantos atributos e recursos naturais, a APA (Unidade de Conservação em questão), engloba uma grande diversidade de ecossistemas, incluindo áreas de Mata Atlântica, Cerrado, campos naturais e rios, abrigando uma rica fauna e flora.
Algumas aves que ganham destaque e habitam o local são:
Dentre as pesquisas permitidas de serem feitas nos limites da APA, foi criado um Grupo de Trabalho local com objetivo de formar e aprimorar uma coordenação sobre o diagnóstico ambiental dos fragmentos florestais da Área de Proteção Ambiental Mananciais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul previstos em bases legais, no art. 6o do Decreto no 87.561/82 (para ver a portaria de criação, clique aqui.). O grupo de trabalho (GT) poderá convidar, quando necessário, técnicos ou especialistas, de Universidades e outras instituições para auxiliarem nos trabalhos. Tal fato contribui para estreitar parcerias entre instituições de ensino, como Universidades, Institutos de Pesquisas e até das escolas com a população.
Portanto, depois de ter lido tudo isso, esperamos mostar que a APA da Bacia do Rio Paraíba do Sul desempenha um papel importante na promoção da conservação dos recursos naturais, no incentivo à pesquisa científica e no fomento ao turismo ecológico na região.
Veja o vídeo criado em 2015, produzido pela Mais Filmes Comunicação, com o auxílio da equipe da APA, para a comemoração do aniversário de criação de Unidade:
A APA da Bacia do Rio Paraíba do Sul é uma Unidade de Conservação vital para a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade de uma vasta região que abrange mais de 80 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Criada em 1982, esta APA permite a coexistência harmoniosa entre a ocupação humana e a conservação ambiental, possibilitando o uso sustentável dos recursos naturais.
lém de proteger nascentes e cursos d’água essenciais para o abastecimento de milhões de pessoas, ela também promove o turismo ecológico e incentiva pesquisas científicas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. A diversidade de ecossistemas, incluindo Mata Atlântica e Cerrado, abriga uma rica fauna e flora, destacando a importância dessa área para a conservação da natureza. Portanto, a APA da Bacia do Rio Paraíba do Sul não só preserva o meio ambiente como também impulsiona o turismo e a qualidade de vida nas comunidades locais.
Para saber mais sobre passeios que sofrem influência da APA Bacia do Rio Paraíba do Sul, clique aqui.
Para saber mais sobre outras Unidades de Conservação brasileiras, veja aqui.
Não se esqueça de deixar um comentário sobre qual destino ou Unidade de Conservação quer saber mais!
Até a próxima, viajante!
Veja o que fazer em Campinas: 7 passeios gratuitos e que são IMPERDÍVEIS para conhecer…
Descubra 5 trilhas em Campinas incríveis para conhecer na Mata de Santa Genebra. Veja os…
Veja aqui dicas GRATUITAS e lindas sobre o que fazer na França no verão! Passeios…
Veja aqui dicas gratuitas sobre o que fazer no Mont Rushmore e no Custer State…
Veja dicas BARATAS sobre passeios nos EUA que você já deve ter ouvido falar! Dicas…
Vamos te mostrar dicas de pontos IMPERDÍVEIS para conhecer no Grand Canyon, os horários, preços…
This website uses cookies.
View Comments
Adoreiiiii