Olá, viajante! Como vai?
Neste post, iremos mostrar 15 passeios para fazer no Parque Campos do Jordão, uma área ambientalmente protegida! Queremos que desbrave as inúmeras opções oferece, além das mais tradicionais! E o melhor disso: conhecendo e dando importância para áreas que são essenciais para a região! Assim como fazemos nos demais posts, a intenção é te mostrar também dicas incríveis para conhecer mais sobre a cultura local! Então fique até o final para ver o nosso “top 3 quitutes gastronômicos” para aproveitar ao final do passeio!
Além de conhecer o famoso centrinho pelo bairro Capivari da cidade de Campos do Jordão, os visitantes podem aproveitar de outras atividades em contato com a natureza, sabia? Este é um ótimo jeito de conhecer mais atividades que a cidade oferece e estimular a consciência da importância ambiental que a região tem.
Venha conhecer mais e aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Passeios no Parque Campos do Jordão
O Parque Estadual de Campos do Jordão é uma unidade de conservação de proteção integral, localizada no estado de São Paulo, Brasil. Ele foi criado com o objetivo de preservar a biodiversidade da região e oferecer oportunidades para a pesquisa científica, educação ambiental e o lazer da população. A Fundação Florestal é responsável pela gestão das pesquisas, fiscalização e proteção das demais áreas do Parque Estadual, enquanto a Urbanes Empreendimentos administra as áreas de uso público depois de uma concessão pública.
Mesmo sendo de Proteção Integral, mais voltada às pesquisas, a Unidade pode receber visitas e estimular o turismo ecológico por conta dessa permissão de passeios em áreas determinadas do local.
Trilhas
O turista, além de poder aproveitar o lindo centro de visitação, pode desfrutar de quatro trilhas principais:
1- Trilha das três pontes
Esta rota é considerada tranquila, serena, perfeita para crianças, contanto que estejam sob a supervisão de um adulto. Ao longo desse passeio, você encontrará passarelas suspensas sobre o Rio Sapucaí.
2 – Trilha da Cachoeira
Já esta, é um caminho de superfície nivelada e de fácil orientação, com extensão de 4,5 quilômetros. Mesmo aqueles com condicionamento físico limitado podem percorrê-lo sem dificuldades.
3- Trilha do Rio Sapucaí
Agora, para quem busca um percurso suave e tranquilizador, a mais indicada é esta. O caminho se intercala entre áreas abertas e florestas, seguindo o curso do rio Sapucaí.
4- Trilha dos Campos
Por fim, para os aventureiros, também destacamos uma opção! É um percurso de nível intermediário que requer um condicionamento físico moderado e algum conhecimento em trilhas. Ao final, você poderá apreciar a paisagem coberta por araucárias na região.
Tirolesas
Além das trilhas, o visitante pode aproveitar de duas tirolesas: Uma tirolesa com 450 metros de comprimento e 60 metros de altura, que oferece a emocionante experiência de deslizar sobre a copa de araucárias e as águas correntes do Rio Sapucaí. E outra menor com 150 metros de extensão, mas que também sobre o Rio Sapucaí.
Arborismo
A atividade de arborismo na Zoom Aventura proporciona um passeio pelas copas das árvores, oferecendo uma vista espetacular da área de visitação.
Locação de bike
A Zoom Aventura também oferece o serviço de aluguel de bicicletas para os visitantes aproveitarem algumas trilhas menores, e presta informações e instruções para proporcionar uma boa experiência em contato com a natureza.
Visita com monitor
As excursões pelo Parque Campos do Jordão são conduzidas com grupos de até 20 participantes. Para agendar, entre em contato pelo email: reservas@parquecamposdojordao.com.br. É uma ótima opção para quem quer saber sobre informações mais detalhadas da fauna e flora local!
Passeio de trem
Outra ótima opção para quem vai com crianças é o passeio de trem! Passeio de trenzinho pelo parque com guiamento e explicação sobre a unidade.
Pedalinho
Muito indicado também para passeios com pequenos, e até para casais.
Exposições
Existem duas opções: o centro de visitantes, o qual é exposição de curiosidades e histórias antigas, explicação da fauna e da flora e principalmente dos animais silvestres que existem em nosso parque. Também, existe o centro de exposições, onde acontecem eventos, reuniões e palestras futuras, com exposições de obras, artes ou acervos históricos e culturais.
Viveiro de mudas
Para quem busca apreciar da flora local, uma ótima opção é conhecer o viveiro de mudas! É um viveiro de plantas com várias opções de mudas, como araucária, hortênsias e lavandas.
Observação de aves
Existem duas maneiras de praticar a observação de aves no Parque Campos do Jordão. A primeira opção envolve o registro online, com atenção às regras, por meio do link, e a notificação antecipada de sua visita. Você também pode fazer o registro pessoalmente na portaria do local. Veja só algumas das espécies que pode encontrar por lá:
Artesanato
No Parque, existe uma linda feira de artesanato! Ocorre uma exposição de artesanato e souvenires relacionados ao Parque Estadual de Campos do Jordão, além de itens de conveniência em nossa loja.
Horários e funcionamento
O Parque está aberto diariamente das 09h às 18h. A venda de ingressos acontece até às 17h apenas!
Dicas para uma visita única:
Para aproveitar ao máximo sua visita ao Parque Campos do Jordão, aqui estão algumas dicas valiosas:
-Não entre no Parque com animais domésticos, isso pode afetar a fauna e ambientação local;
-É proibida a filmagem com drone;
-Não colete plantas e sementes. Leve apenas suas boas lembranças.
Para agendar grandes eventos e locar espaços, entre em contato através do e-mail reservas@parquecamposdojordao.com.br com a proposta de programação e magnitude, ok?
E conforme havíamos comentado, agora vamos te mostrar pratos típicos da região, para que desfrute desta experiência com o natural, do melhor jeito possível!
E o nosso top 3 quitutes gastronômicos para você aproveitar na cidade após as atividades é:
1- O restaurante Dona Chica é a primeira dica: aberto todos os dias, conta com díversas opções gastronômicas para quem quiser fazer uma pausa para almoço ou aproveitar de bons drinks.
2- O Café do Parque é ótimo para quem deseja desfrutar de salgados leves e até chocolates para levar!
3- Já o Prato da Floresta é uma uma opção de buffet! Você pode optar tanto por esta opção, quanto pelos pratos montados também.
Conclusão
O ecoturismo no Parque Campos do Jordão não apenas proporciona aventuras emocionantes e contato direto com a natureza, mas também promove a educação ambiental e a valorização das tradições locais. Através das diversas atividades disponíveis, como trilhas, tirolesas, arborismo e passeios de trem, os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre a importância da conservação ambiental enquanto desfrutam de momentos únicos.
Além disso, a experiência se torna ainda mais enriquecedora ao provar os quitutes típicos da região, conectando-se profundamente com a cultura local. Explorar esses destinos de forma consciente e responsável garante a preservação das belezas naturais e culturais para as futuras gerações. Até a próxima, viajante!
Veja mais passeios em Campos, aqui!
Para saber mais sobre passeios no Brasil, clique aqui.
Para saber mais sobre outros passeios naturais no exterior, veja aqui.
Não se esqueça de deixar um comentário sobre qual destino gostaria de saber mais!
Até a próxima, viajante!