Se você está procurando dicas super valiosas para aproveitar a região da serra gaúcha em contato com a natureza, veio até o post certo, viajante! Separamos 4 dicas de passeios em Canela que você precisa conhecer!
E aqui não vamos te mostrar apenas alguns dos passeios mais famosos só não, vamos te mostrar aqueles que realmente tem uma importância ambiental para o Estado!
Vamos te mostrar 2 unidades de conservação super conhecidas de Canela para visitar, além de dicas gratuitas e que tornarão a sua viagem inesquecível!
Então já aproveita para ver o nosso vídeo, compartilhe e se inscreva no canal para saber de muitos outros destinos, combinado?
Parque do Caracol
E quem diria que a nossa 1ª das 4 dicas de passeios em Canela é uma área ambientalmente protegida por lei? Pois bem, o Parque Estadual do Caracol é uma unidade e consevação e um dos pontos mais visitados de Canela!
Por isso toda essa beleza natural ainda é bem mantida! Dos 100 hectares, apenas 25 são destinados ao turismo. É um conjunto paisagístico de rara beleza, se tornando o segundo ponto turístico mais visitado do sul do Brasil
O Parque do Caracol é de fácil visitação, placas indicativas estão por todos os lados dando a oportunidade das pessoas escolherem o melhor trajeto e o local que quer visitar.
🕐Horário de funcionamento
Todos os dias, das 9h às 17h30min
Última entrada às 17h00
E veja só os preços para visitar o local:
Logo de inicio, você já pode visitar o observatório, um dos pontos essenciais para se ter uma linda vista do Parque! Saindo de lá, já da pra ir até um mirante bem ao lado e ter mais um momento de paz!
Nossa super dica é fazer a pequena trilha do pé da castaca, onde você pode ter essa linda vista bem de perto!
Você pode escolher apenas o ingresso da trilha com monitor ao início (150 reais), ou então um outro que inclui um almoço na Casa da Vó Ivonne (270 ou 320 reais a depender da data e temporada) e te dá o direito de ficar por até 4 horas no passeio!
E olha só, viajante: Além das 4 dicas de passeios em Canela mais gerais que trouxemos, ainda vamos te dar detalhes incríveis, como o que fazer dentro do Parque do Caracol! Você pode ainda fazer ao menos 6 trilhas já inclusas no valor do ingresso do Parque:
- Trilha do Arroio
- Trilha do Moinho
- Trilha do Silêncio
- Trilha da Cutia
- Trilha Velha
- Trilhas Secundárias e se surpreender com uma vista para outra cachoeira bem de pertinho!
O parque ainda conta com outros atrativos como a Vila do Artesanato, que atrai os visitantes pela diversidade de produtos e pelos preços em conta, um passeio de trem pago à parte (20 a 25 reais por pessoa) e que conta a história dos povos locais. Para quem quiser um pouco de refresco, o Parque oferece um café e também restaurante com comida por kg.
Para um passeio tranquilo não alimente os quatis que vivem no Parque e evite sair das trilhas, ok? Lembre-se que as vias são bem sinalizadas, coloque seus resíduos nos coletores indicados, preserve a vida silvestre. Pare, olhe, escute e contemple a natureza.
O parque se localiza a 7 km do centro da cidade, com acesso fácil através da Estrada do Caracol (RS-466), acessada pela Rota Romântica (BR – 116), que leva diretamente ao parque. Na portaria é cobrado somente os ingressos dos visitantes e o estacionamento é dentro do parque.
Floresta Nacional de Canela
Agora, uma dica gratuita é a Flona de Canela. A Floresta Nacional de Canela localiza-se no Bairro Ulisses de Abreu, anteriormente denominado Tiririca, e recebe visitantes avulsos ou grupos agendados. As trilhas dão acesso às áreas com vegetação nativa, reflorestamentos e cursos d’água, dentre outros ambientes.
As visitas devem ser agendadas via telefone ou e-mail: flonacanela.rs@icmbio.gov.br e telefone (54) 3282-0037.
Já manda esse post com as 4 dicas de passeios em Canela para quem for visitar a região e também for conhecer a cidade de gramado, ali do ladinho!
Para quem gosta de acampar e ter mais contato em meio a natureza, indicamos o Parque da Cachoeira.
Parque da Cachoeira
Os preços varuam se o visitante for apenas para passar o dia (25 – 50 reais), aproveitar o camping (30 – 70 reais), ou então se hospedar nas cabanas ou apartamentos, com Café da manhã incluso (preço vão de 300 até 450 o casal). O local funciona das 8h as 18h.
O Parque está localizado na RS 476 – estrada Canela sentido Bom Jesus, junto a histórica ponte de ferro, a 18 km de Canela.
Parque das Sequoias – última das 4 dicas de passeios em Canela
E não pdoeríamos deixar de falar do Parque das Sequoias! Ele tem 70 anos de história. Encravado em meio à mata nativa de Canela, na Serra Gaúcha, o parque é uma das maiores coleções de árvores de todo o mundo, possuindo exemplares de sequoias e metasequoias – as espécies de árvores mais altas do mundo. Tais árvores podem viver até 3.000 anos e o local é considerado a maior coleção do mundo desta espécie!
A entrada custa apenas 15 reais e você tem direito a fazer 4 trilhas com lindas contmplações!
Conclusões para uma boa viagem
Explorar a região da serra gaúcha em Canela é uma experiência enriquecedora para quem busca contato direto com a natureza e suas maravilhas. As 4 dicas de passeios selecionadas oferecem uma variedade incrível de opções para todos os gostos e interesses. Começando pelo Parque Estadual do Caracol, uma área protegida que preserva a beleza natural da região e oferece trilhas deslumbrantes e mirantes com vistas panorâmicas incríveis. Em seguida, a Floresta Nacional de Canela proporciona uma imersão na mata nativa, sendo uma opção gratuita para quem deseja explorar a natureza de forma mais tranquila.
Para os amantes de acampamentos e contato próximo com a natureza, o Parque da Cachoeira é uma excelente escolha, com opções de camping e hospedagem em meio a paisagens deslumbrantes. Por fim, o Parque das Sequoias é um verdadeiro tesouro, abrigando uma das maiores coleções de árvores mais altas do mundo, as sequoias e metasequoias. Com ingressos acessíveis, o parque oferece trilhas fascinantes e contemplativas. Com essas dicas, sua viagem a Canela será repleta de aventuras e momentos inesquecíveis em meio à natureza exuberante da região!
Gostou de saber de tudo isso ? A região de Canela é muito importante ambientalmente, não?
Não se esqueça de se inscrever no canal para ficar por dentro de outros vídeos! Veja todas estas dicas e muitas outras, como o que comer pela Serra Gaúcha, aqui no link para o nosso blog!
Até a próxima, viajante!