Olá, viajante! Como vai?
Neste post iremos te mostrar pelo menos 11 passeios no Parque Peneda-Gerês para você fazer! Acredita que é um passeio super importante e ainda pouco conhecido por quem visita a região? Venha ver todos os detalhes, as principais atrações e onde comer depois de tantas atividades!
Criada no ano de 1971, O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma área protegida de Portugal, assim como temos as Unidades de Conservação aqui no Brasil! É o único Parque Nacional em solo português e está localizado no extremo norte do país, na região fronteiriça entre Minho, Trás-os-Montes e a Galiza. Seu perímetro abrange toda a extensa área florestal que se estende da Serra da Peneda à Serra do Gerês, justificando assim sua denominação. Abrange as cidades de Braga, Viana do Castelo e Vila Real.
Além de ser muito importante para o país, é de grande relevância mundial, pois forma a Reserva da Biosfera Genês-Xurés, considerada assim pela UNESCO!
O Parque possui uma ótima infraestrutura, permitiando aos visitantes que desfrutem de suas belas paisagens com segurança.
Se optar em conhecer o parque a pé, pesquise bastante sobre os caminhos indicados, pois tem muito pontos turisticos distantes uns dos outros. O ideal é ir de carro ou moto, podendo combinar até com motoristas de transporte, horarios de chegada e partida em algum ponto específico!
Ao se despenharem entre as rochas, as cascatas se transformam em autênticas piscinas naturais. São inúmeras as quedas de água que encontrará pelo parque, devido à abundância de água nesta região, mas algumas das mais conhecidas são a Cascata do Arado, a Cascata de Fecha de Barjas – também conhecida como Cascata do Tahiti -, a Cascata da Portela do Homem, e a Cascata de Pincães e a sua piscina natural.
A medieval Ponte da Misarela é mais uma atração no Parque Nacional da Peneda Gerês. Também conhecida como Ponte do Diabo, ela fica em Vieira do Minho e passa sobre o Rio Rabagão. A ponte é uma relíquida e foi construída na Idade Média.
A Albufeira da Caniçada é o centro dos esportes aquáticos do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Lá você pode praticar wakeboard, andar de caiaque, de moto de água ou de barco, entre muitas outras atividades.
É ali também que encontra algumas das melhores praias fluviais da região, como a praia de Alqueirão, uma das mais conhecidas do Gerês.
Além destas opções, no Parque encontram-se o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, castelo de Castro Laboreiro, aldeia de Lindoso e a vila de Soajo é famosa pelos seus tradicionais espigueiros construídos em pedra.
O Miradouro da Pedra Bela é sem dúvida um dos lugares mais bonitos para apreciar a beleza do Parque Nacional da Peneda-Gerês, em especial ao fim de tarde quando o sol se põe sobre as montanhas.
Mesmo com toda essa exuberância de biodiversidade, o Parque está muito exposto à incendios florestais. Por isso, se você visitar a região lembre-se de recolher todo o lixo que produzir, não faça fogueiras e se fumar, certifique-se de que apagou o cigarro e que está levando as bitucas para jogar fora em local apropriado. Colabore para conservar uma das mais belas regiões do país e dê o exemplo.
Afinal, você quer ver e conhecer pessoalmente algum dia esses destinos tão lindos e importantes quanto o Parque Gerês, não é mesmo?
Atenção: leve calçado confortável para aproveitar melhor as caminhadas e até para explorar melhor as cascatas! Para entrar no Parque, o custo é simbólico, de 1,50€.
E agora que chegou até aqui, depois de tantas aventuras de ecoturismo, vamos te mostrar dicas de onde e o que comer pela região! Afinal, queremos te mostrar a cultura local, para que desfrute dos lugares incríveis e da rica gastronomia!
E o nosso top 3 quitutes gastronômicos para você aproveitar na cidade após os passeios no Parque Peneda-Gerês:
1- Para aproveitar uma boa refeição, recomendamos o Restaurante Saber ao Borralho.
2 – Se optar porum café, ou até uma outra opção de restaurante para quem está ao lado da Vila Real, conheça o Café Restaurante Fojo dos Lobos.
3 – Para curtir um fim de tarde, com uma bela taça de vinho e até uma cerveja, vá até o Miradouro Wine Club.
A visita ao Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma experiência que une ecoturismo, cultura e culinária local de forma única. Ao explorar suas trilhas e cascatas, os visitantes se conectam profundamente com a natureza e a biodiversidade preservada desta região. Além das maravilhas naturais, o parque é um portal para a rica história e cultura de Portugal, evidenciada em seus monumentos históricos e vilarejos tradicionais.
Após um dia repleto de aventuras e descobertas, os sabores autênticos da culinária local, disponíveis nos restaurantes e cafés ao redor, proporcionam um encerramento perfeito, permitindo uma imersão completa na cultura e nas tradições portuguesas. Esta harmoniosa combinação transforma cada passeio no Peneda-Gerês em uma experiência memorável e enriquecedora.
Venha ver mais passeios pelo Brasil neste link.
Se quiser ver outros passeios pelo exterior, clique aqui.
Gostou de saber mais sobre estes 11 passeios no Parque Peneda-Gerês?
Deixe aqui nos comentários de qual atrativo gostou mais!
Até a próxima, viajante!
Veja o que fazer em Campinas: 7 passeios gratuitos e que são IMPERDÍVEIS para conhecer…
Descubra 5 trilhas em Campinas incríveis para conhecer na Mata de Santa Genebra. Veja os…
Veja aqui dicas GRATUITAS e lindas sobre o que fazer na França no verão! Passeios…
Veja aqui dicas gratuitas sobre o que fazer no Mont Rushmore e no Custer State…
Veja dicas BARATAS sobre passeios nos EUA que você já deve ter ouvido falar! Dicas…
Vamos te mostrar dicas de pontos IMPERDÍVEIS para conhecer no Grand Canyon, os horários, preços…
This website uses cookies.