Olá, viajante! Como vai?
Neste post iremos te mostrar pelo menos 11 passeios no Parque Peneda-Gerês para você fazer! Acredita que é um passeio super importante e ainda pouco conhecido por quem visita a região? Venha ver todos os detalhes, as principais atrações e onde comer depois de tantas atividades!
Histórico
Criada no ano de 1971, O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma área protegida de Portugal, assim como temos as Unidades de Conservação aqui no Brasil! É o único Parque Nacional em solo português e está localizado no extremo norte do país, na região fronteiriça entre Minho, Trás-os-Montes e a Galiza. Seu perímetro abrange toda a extensa área florestal que se estende da Serra da Peneda à Serra do Gerês, justificando assim sua denominação. Abrange as cidades de Braga, Viana do Castelo e Vila Real.
Além de ser muito importante para o país, é de grande relevância mundial, pois forma a Reserva da Biosfera Genês-Xurés, considerada assim pela UNESCO!
Atrativos
O Parque possui uma ótima infraestrutura, permitiando aos visitantes que desfrutem de suas belas paisagens com segurança.
Se optar em conhecer o parque a pé, pesquise bastante sobre os caminhos indicados, pois tem muito pontos turisticos distantes uns dos outros. O ideal é ir de carro ou moto, podendo combinar até com motoristas de transporte, horarios de chegada e partida em algum ponto específico!
1º dos 11 passeios no Parque Peneda-Gerês: Cascatas
Ao se despenharem entre as rochas, as cascatas se transformam em autênticas piscinas naturais. São inúmeras as quedas de água que encontrará pelo parque, devido à abundância de água nesta região, mas algumas das mais conhecidas são a Cascata do Arado, a Cascata de Fecha de Barjas – também conhecida como Cascata do Tahiti -, a Cascata da Portela do Homem, e a Cascata de Pincães e a sua piscina natural.
2-Ponte da Misarela
A medieval Ponte da Misarela é mais uma atração no Parque Nacional da Peneda Gerês. Também conhecida como Ponte do Diabo, ela fica em Vieira do Minho e passa sobre o Rio Rabagão. A ponte é uma relíquida e foi construída na Idade Média.
3- Praia ou Albufeira da Caniçada
A Albufeira da Caniçada é o centro dos esportes aquáticos do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Lá você pode praticar wakeboard, andar de caiaque, de moto de água ou de barco, entre muitas outras atividades.
É ali também que encontra algumas das melhores praias fluviais da região, como a praia de Alqueirão, uma das mais conhecidas do Gerês.
4- Passeios culturais
Além destas opções, no Parque encontram-se o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, castelo de Castro Laboreiro, aldeia de Lindoso e a vila de Soajo é famosa pelos seus tradicionais espigueiros construídos em pedra.
5-Miradouro
O Miradouro da Pedra Bela é sem dúvida um dos lugares mais bonitos para apreciar a beleza do Parque Nacional da Peneda-Gerês, em especial ao fim de tarde quando o sol se põe sobre as montanhas.
Mesmo com toda essa exuberância de biodiversidade, o Parque está muito exposto à incendios florestais. Por isso, se você visitar a região lembre-se de recolher todo o lixo que produzir, não faça fogueiras e se fumar, certifique-se de que apagou o cigarro e que está levando as bitucas para jogar fora em local apropriado. Colabore para conservar uma das mais belas regiões do país e dê o exemplo.
Afinal, você quer ver e conhecer pessoalmente algum dia esses destinos tão lindos e importantes quanto o Parque Gerês, não é mesmo?
Atenção: leve calçado confortável para aproveitar melhor as caminhadas e até para explorar melhor as cascatas! Para entrar no Parque, o custo é simbólico, de 1,50€.
E agora que chegou até aqui, depois de tantas aventuras de ecoturismo, vamos te mostrar dicas de onde e o que comer pela região! Afinal, queremos te mostrar a cultura local, para que desfrute dos lugares incríveis e da rica gastronomia!
E o nosso top 3 quitutes gastronômicos para você aproveitar na cidade após os passeios no Parque Peneda-Gerês:
1- Para aproveitar uma boa refeição, recomendamos o Restaurante Saber ao Borralho.
2 – Se optar porum café, ou até uma outra opção de restaurante para quem está ao lado da Vila Real, conheça o Café Restaurante Fojo dos Lobos.
3 – Para curtir um fim de tarde, com uma bela taça de vinho e até uma cerveja, vá até o Miradouro Wine Club.
Conclusões para a viagem
A visita ao Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma experiência que une ecoturismo, cultura e culinária local de forma única. Ao explorar suas trilhas e cascatas, os visitantes se conectam profundamente com a natureza e a biodiversidade preservada desta região. Além das maravilhas naturais, o parque é um portal para a rica história e cultura de Portugal, evidenciada em seus monumentos históricos e vilarejos tradicionais.
Após um dia repleto de aventuras e descobertas, os sabores autênticos da culinária local, disponíveis nos restaurantes e cafés ao redor, proporcionam um encerramento perfeito, permitindo uma imersão completa na cultura e nas tradições portuguesas. Esta harmoniosa combinação transforma cada passeio no Peneda-Gerês em uma experiência memorável e enriquecedora.
Venha ver mais passeios pelo Brasil neste link.
Se quiser ver outros passeios pelo exterior, clique aqui.
Gostou de saber mais sobre estes 11 passeios no Parque Peneda-Gerês?
Deixe aqui nos comentários de qual atrativo gostou mais!
Até a próxima, viajante!